quinta-feira, 5 de junho de 2014

Carta para seus pais desde a trincheira

[Céline se alistou no exército em 1912 e em 1914, com a eclosão da guerra, - foi ferido na Flandres, no dia 27 de outubro de 1914]

[Recebido em 26 de outubro de 1914]

Queridos pais,

Já passaram alguns dias desde que tive alguma chance de escrever, uma vez que os alemães fizeram coisas  pesadas, realmente, contra nós e foi somente ao preço de combate árduo, às vezes a pé, às vezes a cavalo, de que fomos capazes, metro a metro, a ganhar terreno repleto de valas grandes e profundas onde os alemães se escondem e se conduzem a partir de canhões. Mas logo foram obrigados a recuar e ontem com muita dificuldade ganhamos vinte quilômetros.

Nesta enorme concentração de cavalarias, depois de 80 dias de campanha você vê as coisas mais estranhas, regimentos inteiros que tiveram que lutar nos pântanos de Lorreine estão vestidos em trajes civis, porque seu equipamento original teve que ser deixado para trás.

Ao todo, poucos grandes encargos, mas, em geral, uma guerra de emboscadas onde a metralhadora causa danos terríveis, também tremendas noites e ataques durante o dia, a fim de chegar a um flanco ou outro de um exército. Há regimentos que particularmente sofreram, como o 28º Dragões de Sedan, onde apenas um comandante e quatro oficiais permanecem. A 20 ª Chasseurs de Vendôme de nossa divisão - que teve de atacar as ruas de Lille - mal pode montar três pelotões de quatro esquadrões.

Há também divisões de Territoriais que chegaram neste rincão de operações onde você pode ver todos os tipos de exércitos, do belga ao Inglês, juntamente com o Exército indiano, que é composto por um corpo de 5.000 anões de um vilarejo no Himalaia, exército especialmente reservado para ataques noturnos e que só luta com facas... Não é preciso dizer que eles não fazem prisioneiros. Nós nunca os vemos, pois à noite eles dormem nas árvores e você pode passar por baixo desse regimento de pigmeus horríveis, sem percebê-los.

Acho que os alemães podem preparar a paz, o embaralho do entulho é iminente. Eu espero que sejamos exigentes e que depois de todo esse sangue derramado... vamos parar de brincar como cavalheiros: este é um papel que os alemães não entendem e aqueles que estão indo negociar antes deveriam ir ver o espetáculo que vimos no dia antes de ontem em Lafosse, onde uma família de catorze pessoas, civis indefesos, foram mortos com lanças, dos quais o mais velho tinha setenta e oito anos e o mais jovem, duas semanas ... Sem contar a mulher grávida cujo ventre foi cortado por uma soldado.

No entanto, desde que estivemos no norte aprendemos coisas surpreendentes sobre o início da campanha, o que mostra que temos muita sorte e que "Deutschland über alles" não é apenas mais uma frase vaga. De qualquer forma, o perigo tem sido evitado - e agora, em marcha!

[Na margem, sem ponto de inserção: me foi dito por fontes confiáveis ​​que a temporada em Ostende terminou prematuramente.

Recebi os artigos e as meias; infelizmente nossos sapatos possuem mais água do que as planícies da Holanda.]

Traduzido desde Mitchell Abidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário