domingo, 23 de dezembro de 2012

Ballet "Voyou Paul, Brave Virginie" - 1937


                                                                 La Mort de Virginie, gravura de Marcellin Legrand


Publicado pela primeira vez em 1937 dentro de "Bagatelles pour un Massacre", este Ballet foi reprisado em 1959 no Ballets sans musique, sans personne, sans rien, edição ilustrada por Eliane Bonabel. Com o subtítulo "Ballet-mime", este texto provavelmente foi escrito por Céline em 1936, na esperança de que seu Ballet fosse apresentado durante a Exposição Internacional de Artes e Técnicas realizada em Paris, de maio à novembro. Infelizmente, para o escritor, o Ballet (e todos os outros) foi rejeitado. Este fracasso afeta Céline ao longo de sua vida, que logo após escreve para Karen Marie Jensen:
"Eu sempre amei os dançarinos. Todo o resto é horrível para mim." (7 de Fevereiro, 1935).

                                                           ARGUMENTO:

Miserável Paulo, Admirável Virginia toma as personagens do romance (Paul et Virginie) de Bernardin de Saint-Pierre. A ação se situa em 1830 e, de acordo com a ordem cronológica do romance, começa pelo náufrago dos dois personagens numa ilha (1), em seguida, em um salão burguês (2) e depois num Porto (3) onde todos os demais personagens se reunem.

Paulo e Virgínia, naufragados na ilha, são trazidos à vida graças a bebida de uma bruxa de virtudes encantadoras. Paul abusa da poção e se transforma em um "miserável".
A próxima cena se abre em um salão burguês, onde casais familiares se divertem: Mirella e Oscar, o casal principal, acompanhados pela tia Odile e seu cão Piram. Um mensageiro entra, intervindo no andamento da festa, para anunciar o regresso de Paulo e Virgínia, que acabavam de chegar de barco no porto.
A bruxa acompanha o jovem casal. Todos dançam e entram em transe. Paulo encontra-se nos braços de Mirella. Não suportando isto, Virginia engole o frasco inteirinho da poção maldita. Paul vê ela abandonando a dança e se aproxima. Mirella, plena de inveja e ódio, mata Virginia com um tiro seco de sua pistola. A multidão se dispersa e o corpo de Virginia é esquecido. Apenas Piram, o cão, deita ao seu lado...

fonte: http://louisferdinandceline.free.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário